90. Aula sobre vinho se faz na prática. Presenciei algo interessante com este aqui: o que faz um vinho ser doce não é apenas a quantidade de açúcar residual, mas também a relação com a acidez. Neste Riesling, nota-se facilmente a maciez proveniente de uma elevada quantidade de açúcar residual, mas a acidez é igualmente elevada, gerando um vinho de fato seco.
País / Região: França / Alsace
Castas: Riesling
Elaboração: o suco das uvas é extraído com infinito cuidado nas prensas pneumáticas. A prensa lenta e gentil evita a quebra do engaço e semente. O mostro começa a fermentação a partir de suas próprias leveduras naturais e perdura por 4 a 10 semanas. Ela ocorre em tanques de aço inox equipados com controle de temperatura de forma a maximizar a expressão dos aromas da casta. O vinho é então amadurecido em suas borras em grandes barris por 12 meses. O contato com as borras contribui para o enriquecimento do vinho. O oxigênio que passa pelos poros da madeira cria uma oxidação gentil e a consequente abertura dos aromas. O vinho é então engarrafado e envelhece por 2 ou 3 anos mais antes de ser comercializado. Este envelhecimento em garrafa também possui um papel importante no desenvolvimento do vinho quando uma reação oposta à oxigenação acontece: graças a algumas reações ocorridas no ambiente livre de oxigênio o buquê se desenvolve e assume nuances sutís.
Harmonização: scallops, salmão defumado, ostras.
Mais detalhes em:
- http://www.blanck.com/en/Our-Wines/grand-cru-french-wine-alsace/vin-d-alsace-alsace-riesling-schlossberg-1186.html
Reveja sua fonte de informações. Vinhos doces em todos os lugares do mundo têm mais de 25g/L, sendo que normalmente tem mais de 100g/L, frequentemente, mais de 200 g/L.
E na Alsácia, os vinhos secos têm até 4g/L (quatro e não quarenta), assim como esse.
Uma coisa está certa na sua lição, existe um intervalo entre 4 e 10 gramas por litro, em que o que define o vinho ser seco está na proporção entre acidez e açúcar.
Porém, para o seu vinho com 40g/L ser seco, precisaria de uma concentração de ácidos não voláteis da ordem de 40g/L, o que nem o vinagre possui.
Perfeitas colocações Wilson. De fato minhas fontes estavam equivocadas e, de minha parte, houve ainda uma postura “preguiçosa”. Uma pesquisa rápida comprova que minhas anotações estavam equivocadas. Texto corrigido. Obrigado.